terça-feira, 24 de agosto de 2010

Museu do Automobilismo - Carros de Rallye (04)

Estava escrevendo um texto para sintetizar o que aconteceu no mágico sábado do dia 21/08/2010, proporcionado pelo Paulo Trevisan nas dependências do Museu do Automobilismo, quando encontrei no Blog do Mestre Joca o excelente texto do Marcelo Matusiak, o qual segue abaixo juntamente mais algumas fotos do evento.
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Duas épicas conquistas de pilotos gaúchos ganharam um espaço nobre para ficar guardado na história do automobilismo. O Fusca vencedor do Rallye Volta da América em 1978 e a Brasília usada no World Cup Rallye em 1974 foram apresentados ao público no Museu do Automobilismo de Passo Fundo. A cerimônia foi festiva e marcada por muita emoção durante as lembranças de superação dos participantes.
O Volkswagen Sedan 1300 L de número 110 é uma reprodução idêntica ao veículo usado na competição que teve 39 dias de duração. A largada foi na região central de Buenos Aires, na Argentina no dia 17 de agosto de 1978. Os participantes seguiram por 29 mil quilômetros cruzando o Uruguai, Paraguai, Brasil, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e retornando à capital argentina. A dupla foi formada por Neri Carlos Reolon, natural de Passo Fundo e Christiano Nygaard, de Porto Alegre.

O carro pertence ao Clube Porto Alegre de Rallye e esteve originalmente no Museu da Ulbra. Agora vai compor um segmento voltado ao rallye resgatando a história e valorizando o esporte. Em seu discurso, o piloto Néri Reolon, foi às lágrimas ao contar momentos de sacrifício vividos durante a corrida no interior do Fusca.
- É mais uma situação bastante emocionante para mim. Primeiro com a participação e vitória na prova e depois com o lançamento do livro e exposição na Ulbra, Agora com esse termo de cedência e comodato com o museu. Sou natural de Passo Fundo e isso que estamos vendo aqui é motivo de grande orgulho e fico emocionado com isso - comentou Neri Reolon

Na entrada do Museu, o capô original usado pela Brasília da equipe brasileira encantou a todos presentes. O carro foi usado na prova que era considerada a mais difícil do mundo e teve apenas duas edições na história devido aos riscos enfrentados por pilotos e navegadores e posterior proibição pela Federação Internacional de Automobilismo. O piloto Cláudio Müeller passou 20 dias dentro da Brasília com o navegador Carlos Guido Weck e cruzou por 19 países da Europa, África e Ásia.

- Esse dia vai ficar na minha história sem dúvida nenhuma. Eu não imaginava encontrar tanta afetividade e gente que veio de tão longe. É importante deixar gravado o que cada competição representa para o piloto. Essa prova me fez um outro homem - disse Cláudio Mueller.

O piloto contou aos presentes o drama vivido com a quebra do carro em meio ao deserto do Saara e uma capotagem na Turquia, na qual o carro não caiu em um barranco por pouco sendo sustentado por uma árvore. A exibição dos dois carrros foi mais um passo importante na história do Museu do Automobilismo de Passo Fundo, que já é uma referência no Brasil.
- O significado do dia de hoje é muito grande. Estamos envolvidos há tantos anos e só agora se abriu essa possibilidade de criarmos um ambiente do rally. Foi um evento especial. A gente viu aflorar muita emoção e esse é o tipo de clima que eu adoraria ver no museu. Essa relação homem maquina e esses desafios fantásticos são memoráveis - comentou o idealizador do Museu, Paulo Trevisan.

Texto: Marcelo Matusiak / Fotos: João Cesar Santos

2 comentários:

  1. Incrivel, cara...essa Brasilia reuniu um grupo incrivel de pessoas ao redor dela. Demais, alias, o teu blog esta cada vez melhor.
    Aproveitando, tbem tenho um 69 vermelho, mas longe de ser placa preta. Ai uma foto dele

    http://twitpic.com/2g9z53/full

    Abraços

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  2. Olá....excelente material muito bacana mesmo.........tenho um blog automotivo...quero autorização para reeditar a matéria e reproduzi-la com algumas fotos......é possivel ??? Obrigado.....
    www.mamedecars.blogspot.com

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