quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Pumakit - Peças de performance desenvolvidas pela Puma (01)

A Puma, através do seu departamento tecnico e de competições, desenvolveu peças de performance, para os motores Volkswagen refrigerados a ar que equipavam 'as puminhas'. Era possível comprar caburadores e coletores, comandos de válvulas, virabrequins com maior curso, kit de pistões com maior diâmetro, cabeçotes com valvulas maiores e molas com maior carga, relações de marchas e de coroa e pinhão, a famosa catraca para rebaixar o eixo dianteiro, bomba de óleo com maior vazão e de cárter seco. Esse pacote de 'veneno' foi denominado de PUMAKIT.
Os produtos do Pumakit foram uma excelente opção, com bom custo x beneficio, sendo largamente utilizado por preparadores para 'envenenar' os Fuscas, Karmann-Ghia e qualquer outro veículo equipado com motor vw a ar. Os Pumas já podia sair de fabrica equipado com peças desse kit, bastava o comprador do 'zero km' escolher o pacote e ter 'bala na agulha' para acertar a fatura.
Particularmente sou dono de um kit de Solex 40H44EIS com coletores de entrada dupla, lembro que paguei uma 'fortuna' por esses carburadores e coletores, pois naquela época não havia no mercado nacional coletores para os Solex 40 serem utilizados nos motores vw-ar.
Esse catalogo Pumakit,  facilmente encontrado na internet, serviu de inspiração para a montagem do motor vw-ar 2017 cm3 que equipa o meu Fusca 1972 com teto sunroof, mas isso é outra história.
clique nas imagens para ampliar

2 comentários:

  1. Usei o Pumakit num fuscão 72 na época ficou bem melhor o desempenho do bichinho....Grato por aparecer lá pelo blog, estou pintando uma réplica 356 na totalidade deste seu fusca azul.

    abs

    ResponderExcluir
  2. Agora sentir firmeza. Coisa que ainda pretendo fazer no meu puma, é preencher o cofre do motor com um belo preparo ao estilo kit puma.

    ResponderExcluir