quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Primeira Mostra Sul-Brasileira de Veículos Antigos Nacionais - outubro de 2006 (02)

Segue a segunda parte do material sobre a Primeira Mostra Sul-Brasileira de Veículos Antigos Nacionais, realizada em outubro de 2006, na cidade Passo Fundo/RS.

...
Outro veículo raro exposto no evento foi o Lafer modelo LL, ninguém sabe muita coisa sobre esse veículo, nem o número correto de unidades fabricadas, entre 3 e 6. Era equipado com mecânica GM, a mesma do Opala 6 cilindros. O Lafer LL trazia muitas inovações, como o sistema de colocação do pára-brisa colado rente a carroceria como os carros atuais. O exemplar exposto no evento era a unidade 003, conforme informa a plaqueta de identificação fixada no painel do automóvel.
Além destas raridades, destaque para o Sinca Jangada, apresentado no Salão do Automóvel de 1962, era o tipo de carro que materializava a prosperidade das famílias felizes que estrelavam seriados americanos. Equipado com um motor v8 de 92 cv, no teste publicado na Revista Quatro Rodas em setembro de 1963, atingiu a velocidade máxima de 140 km/h e fez de 0 a 100 km/h em 21 segundos, usando todas as três marchas. O consumo urbano foi de 5,8 km/l, mas na estrada não chegou aos 8 km/l. Das 2705 unidades produzidas, pouquíssimas resistiram, sendo mais um dos raros carros nacionais.
Como a idéia do evento era reviver os Salões do Automóvel das décadas de 60, 70 e 80, inspirado no modelo de “carro nacional”, estavam expostos, além dos já citados, os seguintes veículos: Itamaraty Executivo (27 unidades produzidas), Adamo, Miura, Farus, Santa Matilde, Puma (VW e GM), Passat (L, TS e Sport), Opalas, Mavericks, Dodges (RT e SE), Sinca Tufão e Rallye, Karmann-Ghias, VW-SP2, DKW, Escort XR3 e Monza Sulam, ambos conversíveis, Ford Corcel e Belina, Fiat 147, entre outros nacionais fabricados nos anos 60 a 80.

O evento foi maravilhoso, o qual poderia ser realizado anualmente, com um rodízio dos carros expostos, pois sabemos que o acervo dos sócios do Veteran Car Passo Fundo e amigos do clube são de uma diversidade imensa. (1)
Para encerrar, gostaríamos de parabenizar os organizadores do evento pelo nível dos carros expostos no Bourbon raridades que dificilmente encontramos nos eventos. Mas o mais importante foi à belíssima ação de reverter a receita dos ingressos para a Liga Feminina de Combate ao Câncer, mostrando que eventos de antigomobilismo também possuem caráter social.
(clique nas fotos para ampliar)

Nota (1) - Em recente conversa com os amigos Paulo Trevisan e Piti Graeff, nos informaram que o acervo dos sócios do Veteran Car Passo Fundo e amigos do clube chega a aproximadamente 500 veículos.

4 comentários:

  1. JOÃO CESAR, em recente visita a um dos galpões dos Irmãos Azambuja, avistei mais um Lafer LL sendo restaurado.

    ResponderExcluir
  2. Larri, excelente notícia, mais uma raridade preservada.

    ResponderExcluir
  3. JOÃO CÉSAR, hoje fiquei sabendo que nos dias 23 e 24 de Outubro, será realizado a Exposição de Veículos Antigos e Especiais junto ao Campus I da UPF. Mais informações você consegue através do e-mail encontropassofundo@bol.com.br. Estava na hora de um novo evento.

    ResponderExcluir
  4. LARRI, grande notícia. Já mandei e-mail para a organização para obter mais informações. Certamente estaremos prestigiando este evento.

    ResponderExcluir