segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Museu do Transporte Nacional em Passo Fundo/RS

Reportagem publicada no site ClicRBS/Passo Fundo:

Direção do Banrisul conhece projeto do Museu do Transporte Nacional

Passo Fundo deve contar, em breve, com uma importante obra de resgate da história da indústria automobilística brasileira. Trata-se do Museu do Transporte Nacional, projeto apresentado na semana passada à direção do Banrisul em busca de parcerias para sua execução.

Uma comitiva formada pelo presidente da Fundação UPF Jocarly Patrocínio de Souza e pelo vice-presidente Adriano Teixeira, pelos empresários Rogério e Roberson Azambuja e pela coordenadora das Jornadas Literárias Tania Rösing esteve em visita à direção do banco, em Porto Alegre. O grupo foi recebido pela diretora Marines Bilhar, pelo assessor de Marketing Jorge Roberto Moraes, pelo representante da unidade comercial corporativa Jair Luiz Damiani, além do gerente geral do Banrisul de Passo Fundo Eleuterio Cagliero e do superintendente regional, Oberdan Celestino de Almeida. Já aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto está apto a buscar parceiros por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Mecenato.


O Museu contará com mais de 5,5 mil metros quadrados, distribuídos em ambientes temáticos por décadas, começando pelas décadas de 20 e 30. O espaço vai oferecer ainda um auditório para 100 pessoas, espaço em que será apresentada a história da indústria automobilística nacional.

O acervo será disponibilizado pelos empresários Rogério e Roberson Azambuja, também idealizadores do projeto. Eles explicam que serão em torno de 10 a 15 carros por década em cada ambiente, totalizando aproximadamente 70 carros.

– Os carros serão trocados periodicamente, para que as pessoas não encontrem sempre os mesmos carros no Museu – lembra Rogério, acrescentando que além de carros, estarão em exposição acessórios de época, como bombas de gasolina, neons, propaganda de veículos em seus lançamentos e outros equipamentos que auxiliam na construção da história do automobilismo.

O projeto do Museu conta com apoio da Fundação Universidade de Passo Fundo, que cedeu uma área no campus I da UPF para a construção da obra.

De acordo com o presidente da FUPF, Jocarly Patrocínio de Souza, o Museu é uma iniciativa importante porque busca o resgate da indústria do automóvel no Brasil.

– A proposta do Museu é de que não seja algo estático, mas que propicie conteúdo pedagógico, com o oferecimento de oficinas dentro do próprio museu, envolvendo outras instituições, e que pelo Museu se possa manter relacionamento com outros colecionadores. Além disso, um acervo de vídeo deverá resgatar essa história do automóvel em Passo Fundo e também no Brasil, e a população poderá ter acesso a esse conhecimento – explica.

Os representantes do Banrisul prometeram avaliar a proposta, especialmente em função da parceria que já é mantida pelo banco com a UPF. O início da obra deve ocorrer a partir de 2 de janeiro de 2011, captados apoios que viabilizem 20% do valor total do investimento.

fonte: http://wp.clicrbs.com.br/passofundo/2010/11/01/direcao-do-banrisul-conhece-projeto-do-museu-do-transporte-nacional/

Um comentário: