sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fusca 1972, sunroof e motor 2017 cm3 Pumakit

Das minhas 'tranqueiras' ainda faltava apresentar o meu VW Fusca, ano 1972, modelo 1500. Este veículo quando adquiri estava em péssimo estado, era amarelo jamaica.

Esse fusca ficou encostado um tempo, quando então resolvi restaura-lo, mas com um pouco de pimenta. Foi feito um serviço completo de funilaria, tiramos a carroceria de cima do chassi o qual após a realização dos serviços básicos de limpeza, eliminar alguns pontos de ferrugem e pintura, seguiu direto para a oficina mecânica para realizar as modificações mecânicas. Enquanto isso, a carroceria ia sendo restaurada, passando por processo de raspagem, removendo massa plástica, ferrugem, endireitando a lata com uso de martelo de funileiro e a repuxadora de lataria (spotter). A cor escolhida para a pintura foi o Azul Napólis, umas das opções oferecidas pela VW aos compradores do fusca no início da década de 70

Durante a funilaria, optamos por instalar um teto solar, tipo 'sunroof', o que acabou sendo a cereja do bolo da carroceria. No final o Fusca ficou com um ar mais esportivo.

No interior preservamos os bancos com a forração original com as laterais internas com aplique de jacarandá. O painel recebeu contagiros, pressão e temperatura de óleo, hallmeter e velocimentro até 160 km/h, no melhor estilo do Fusca 1600-S. O volante é um walrod dos anos 70.

Para a mecânica resolvemos montar um motor 2017 cm3, inspirados nos pumakit dos anos 70, mudamos a relação da caixa usando pinhão e coroa 8:31, instamos freios a disco na dianteira com pinças do Santana (disco solido), na traseira substituímos os tambores originais pelo modelo usado pela Brasilia/Variant (mais largos), entre outras modificações.

No próximo post, mais informações sobre o motor 2017 cm3 Pumakit e a ficha técnica completa da máquina.

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