domingo, 7 de agosto de 2011

A importância do extintor de incêncio

Domingo de sol no Rio Grande do Sul e aproveitamos para sair com o Fusca 72, motor 2017 cm3 e sunroof para treinar umas arrancadas, pois esse ano vamos participar do Arrancadão que acontece durante o Encontro Estadual de Fuscas e Derivados da cidade de Marau/RS a ser realizado no mês de setembro.

Fiz um passeio para esquentar o motor. Na primeira 'puxada' tudo ok.... Na segunda puxada, usando o pre-stage, o motor perdeu força e pensei que tinha escapado uma vareta do carburador, ao encostar o Fusca e olhar no espelho retrovisor vi uma fumaça, pensei: quebrou o motor, agora vou chutar o balde e colocar um kit 94mm e um comando W-125. Fui olhar o estrago e vi as labaredas de fogo saindo pelo capô. Peguei o extintor direcionei para o fogo e NADA, não tinha pressão, pensei rápido e desrosquiei o gatilho e fui jogando o pó para dentro do cofre do motor e consegui apagar o incêndio.


Dos males o menor, queimou a pintura da tampa traseira e a 'grelha' traseira. No motor queimou alguns fios da parte elétrica, estragou um filtro de ar, filtro de combustível, filtro do respiro do óleo, desborbulhador e as mangueiras de gasolina.


Ainda não concluímos as investigações sobre a causa do acidente estamos analisando a 'caixa preta', mas um relatório preliminar indica que ocorreu a quebra de um dos braços do 'T' plástico das mangueiras de combustível que vão para o carburador.

Fica a dica para verificar a validade do extintor de incêncio, o meu tinha vencido em junho deste ano e com apenas 2 meses após a validade não tinha pressão.

Ah, um recado aos meus adversários da arrancada: Podem tirar esse sorriso do canto da boca que estaremos em Marau acelerando forte, muito forte...

6 comentários:

  1. Olá João! Vc está correto em comentar sobre o extintor de incêndio, nunca se sabe quando vai ser preciso usar, mas já vi vários casos de incêndio em motor VW justamente por causa do "T" de plástico. Uma dica, use essa peça em metal. Graaande abraço!

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  2. ppuuuuuuuuuuuuuuuuuuta qiue o pariu!!! Ainda bem que foi apenas a tampa traseira.

    Sorte pra vc garoto!

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  3. Que bom que vc foi rápido no gatinho. Bola pra frente

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  4. Que merda....tudo por causa do T plástico...boa dica do extintor, imagina se pega fogo naquela josta de fibra de vidro, ninguem apaga mais....

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  5. Chico, já to desconfiando que não foi o T, pois agora que refiz a linha de combustivel estourou o filtro de oleo. Vamos abrir o motor!!!!

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  6. Mas de qualquer forma se o seu "T" for o de plastico, trate de trocar urgente.
    Já vi muito incendios causados por essa peça.
    Romeu

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