sábado, 10 de novembro de 2012

Trocando a capa plástica do relé de luz alta para capa de alumínio

Acompanhando o blog da restauração do Karmann Ghia 1971 do meu amigo Roberto Amboni constatei que tem gente mais louca que eu quando se trata de manter a originalidade dos veículos antigos. Esses malucos procuram até mesmo os fios, conecotes e relés de aluminio tudo no padrão original de fábrica.
Foi então que tive uma idéia, em vez de sair catando relés de aluminio, que as vezes fucionam por pouco tempo devido ao seu longo tempo de uso ou, que nem estão mais funcionando, será que não daria pra pegar um relé novo com capa plástica, desmonta-lo e instalar a parte funcional dentro da capa de aluminio?
Pois bem, achei um relé de capa plastica queimado e um velho relé de aluminio e resolvi fazer o teste.


O primeiro passo é abrir a capa do relé de aluminio para tirar a parte 'eletromagnetica'. Para isso, com uma chave de fenda pequena, com cuidado, na parte onde tem um pequeno furo, colocamos a chave de fenda e vamos forçando a dobra do aluminio para cima até chegar no ponto inicial. Então é só colocar a chave de fenda na fresta da peça e forçando levemente até remover o miolo do relé.



O segundo passo é desmontar o relé plástico, esse é bem mais fácil, basta colocar a chave de fenda no furo original da peça e força-la levemente até desencaixar a capa plástica do miolo do relé.


A parte eletromagnetica nova que você retirou do relé de plástico deve ser encaixada na capa de alumínio, observar a posição do miolo do relé em relação a capa de aluminio, eles tem um detalhe na peça (fresta) que devem ficar alinhados na hora da montagem (veja a primeira foto do passo um). Depois de encaixadas as partes é só ir martelando levemente a borda de aluminio para fechar a capa do relé e promover o justo encaixe das peças


Relé montado! Capa de alumínio original de fábrica do veículo e parte eletromagnetica nova. Obs.: Não fechei direito a borda da capa de aluminio pois é apenas um teste e o miolo do relé de plástico que usei já estava queimado, ou seja, dá para melhorar o acabamento final.


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